
Lançado recentemente, o novo Photodex ProShow Producer 4.5 é um salto significativo para o popular programa de criação de diaporamas: o Wizard integrado faz magia na produção de resultados. Acelera o fluxo de trabalho e ajuda a desenvolver as soluções criativas na produção de diaporamas.
Disponível em duas versões, a profissional ProShow Producer 4.5 e a mais “familiar” mas excelente ProShow Gold 4.5 (compare versões e veja qual é suficiente para o que pretende) o renovado programa da Photodex é o mesmo software em que as pessoas aprenderam a confiar com a adição de alguns novos truques e uma ferramenta fantástica: o Wizard. Um assistente ou feiticeiro/mágico que realmente faz magia. Esta adição torna ainda mais atractivo aquele que é, sem dvida, um dos mais versáteis programas do seu género disponíveis na actualidade.

A janela que surge ao abrir o program permite seleccionar diversas opções, entre elas o uso do Wizard para criar um diaporama rapidamente
Na Fotodigital já escrevi sobre o programa quando ele foi anunciado nesta nova versão e não é segredo para quem me conhece que os diaporamas que produzo são realizados com esta proposta da Photodex. Há anos que o uso e há anos que acompanho o desenvolvimento do produto. Em todo este tempo sempre quis o que outros utilizadores também pediam: uma forma de criar automaticamente diaporamas definindo somente as fotos, o título a usar, a música de fundo e dando ordem de avançar.

No Wizard é possível definir as imagens e respectiva ordem, simplesmente seleccionando e arrastando cada vinheta presente na janela
Até à versão 4.0 do programa isso não era possível. Existia e existe um conjunto de tempaltes que podem servir de base para a construção mais fácil de diaporamas, mas continuava a ser necessário posicionar as imagens e mesmo se alguns aspectos, como os efeitos de transição, podiam ser inseridos automaticamente, não existia uma espécie de “carreuge no botão e nós fazemos o resto”. Agora existe!

Existem múltiplos estilos de diaporamas para seleccionar, todos passíveis de posterior edição pelo utilizador
De facto, a nova versão deste programa exclusivo do unvierso de Windows introduz a possibilidade ce criação automática de diaporamas através da presença de um Wizard e centenas de novas transições e efeitos. E os possuidores do ProShow Producer podem até criar as suas próprias transições com a ferramente Create Transition.

É possível visionar o diaporama na janela do Wizard e decidir se o resultado satisfaz ou é necessário recomeçar, recuando para a janela anterior. Rapidamente...
O ProShow mistura de forma inteligente as fotos, vídeos e música para criar um diaporama dinâmico em instantes. Perfeito para criar um slideshow final, ou, se quiser, uma base da qual partir para optimizar a seu gosto o resultado final.

Na fase final é possível defnir o que pretende fazer com o diaporama compilado pelo Wizard
Após testar o programa durante algumas horas e usá-lo para produzir um primeiro diaporama dos workshops de fotografia e percursos que vou realizar em colaboração com a Tapada Nacional de Mafra, e que começam dentro em breve, posso escrever que mesmo no modo automático o programa escolhe de forma inteligente as fotos usadas, sabendo se são verticais ou horizontais e adequando o enquadramento ao formato. E o Wizard permite testar rapidamente várias combinações sem ser necessário recomeçar de cada vez. É possível definir as fotos, a ordem das mesmas, criar o título, inserir a música e ver o resultado. Se não estiver satisfeito pode dizer ao programa para “Try Again” ou recuar no fluxo de trabalho e reajustar elementos.
Uma vez encontrado o diaporama desejado não é necessariamente o fim. O Wizard permite escolher entre guardar tudo, publicar, desde Blu-ray ao YouTube, ou editar o resultado para dar o remate final no trabalho do Wizard. É uma excelente opção, porque permite tornar rápido o processo de construção, por vezes moroso quando se vão ensaiando soluções à medida que cada nova imagem é colocada. Assim o Wizard faz como que a base crua e o utilizador trata de polir e finalizar o seu trabalho. A rapidez do processo ajuda a despertar a veia criativa, pela quantidade de opções que torna acessíveis em muito pouco tempo. Confesso que depois desta experiência estou ainda mais rendido às capacidades do meu Photodex ProShow Producer 4.5. O diaporama junto é um exemplo do que o programa é capaz. Foi usado o Wizard para construir a base e depois introduzidos alguns quadros com texto e reajustado o tempo de duração das imagens para tudo bater certo com a música.
O programa já está disponível para compra (use o link que encontra na Fotodigital para fazer a aquisição) e entretanto já começaram, a sair novos pacotes com transições e efeitos extra para esta nova versão. Se quer experimentar o programa, faça download de uma versão de teste que pode encontrar no endereço
www.photodex.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário