Um flash externo é sempre mais aconselhável de usar do que o flash integrado como fonte de luz mas mesmo com isso há alturas em que um difusor é uma boa escolha. Um difusor é uma peça que permite modelar a luz, suavizando-a, e que por isso mesmo é aconselhável usar.
Alguns flashes mais modernos dispõem de um difusor integrado, bem como um reflector branco para quando se vira a cabeça do flash para cima ou noutra direcção e se pretende enviar alguma da luz directamente para o motivo fotografado. Mas só esse sistema não resolve todas as situações e torna-se necessário usar um reflector ou difusor externo. Por norma corre-se a uma loja de fotografia – nas grandes superfícies não encontra, habitualmente, este tipo de acessórios – e compra-se um dos modelos de diversas marcas. Mas será isso realmente necessário? Não. Pode bem fazer o seu reflector ou difusor de flash em casa.
É da criação de um difusor que trata a sugestão publicada no sítio da Internet Lighting Academy, que ensina como fazer a custo baixo uma série de acessórios necessários para fotografia.
Este difusor de flash pode não ser o mais vistoso e profissional de todos os que existem, mas cumpre com o que dele se espera. Claro que o pode melhorar investindo em mais cartão para os lados, para evitar que a luz se disperse muito, mas tal como é apresentado é melhor do que nada. E partindo desta ideia inicial, se pensar num difusor com o mesmo princípio mas adaptável ao flash integrado da sua reflex, por exemplo, talvez acabe por ter uma melhor fonte de luz mesmo no pequeno pirilampo. Nada como experimentar para ver se resulta.
Para este projecto necessita de pouca coisa. Um agrafador, um pedaço de cartão, uma folha de papel e um elástico é tudo aquilo de que necessita para ter, em instantes, o seu difusor de luz para o flash.
Experimente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário