Por que razão um fotógrafo de casamento custa tanto se agora nem gasta dinheiro em rolos? Eis uma pergunta que salta ao caminho de muitos profissionais quando apresentam o orçamento. O fotógrafo Nuno Palha tem uma resposta para isso e mais no seu site. A ler.
A problemática do custo do trabalho fotográfico sempre interessou a Fotodigital. A ideia que o digital veio trazer de que a fotografia é um bem grátis tornou mais complicado algo que já era difícil de gerir. As pessoas acham que com o digital tudo é mais fácil e mais barato. Estão erradas. Não estamos a falar da compacta ou reflex que compraram para as férias, mas de um investimento que não só é elevado mas tem de ser feito em continuado. O equipamento gasta-se com o uso e para um profissional isso significa que tem de prever o tempo de vida útil de cada peça de equipamento, e prevenir-se para as inesperadas avarias ou outros incidentes que danificam o material. Mas há muito mais.
É tudo isso que o fotógrafo Nuno Palha, filho de Rui Palha, passa em revista num artigo publicado no seu website a 25 de Abril de 2011 mas só agora descoberto através da nota de um leitor da FD. A leitura do artigo de Nuno Palha esclarecerá os que ainda continuam a achar que agora tudo é mais barato. E explicará também, em parte, porque existem preços tão variados no universo da fotografia social. Ficam as notas e a direcção do artigo. Boa leitura. E que se faça luz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário