Fotografia em casamentos,aniversários,eventos religiosos,bodas,dia da noiva,shows,formaturas,booksfotolivros,album digital com efeitos e trilha sonora,calendários personalizados,edição de imagens,ensaios fotográficos,restauração de fotos!!POR FAVOR FAÇAM COMENTÁRIOS,ISSO ME AJUDA A MELHORAR O BLOG,SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS!ABRAÇO AMIGO A TODOS!!!!!!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Profundidade de campo no bolso com o ExpoAperture2

expoaperturepqOutrora as objectivas tinham uma escala de profundidade de campo gravada no barril, mas com o autofoco e digital tudo isso desapareceu. A solução moderna para saber o valor exacto da distância focada a cada abertura chama-se ExpoAperture2. Um calculador de bolso que funciona em qualquer lado.
A simples pressão num botão de visualização da profundidade de campo dava aos fotógrafos, outrora, uma ideia do espaço coberto por uma objectiva a determinada abertura e focal. Além desse modo, que ainda sobreviveu, felizmente, em muitas reflex modernas, era possível, para um ajuste mais preciso, quantificável, usar a escala gravada no barril das antigas objectivas.
expodiscgd2De facto, a escala das antigas objectivas era um método seguro de fotojornalistas e praticantes da fotografia de rua garantirem que podiam disparar o obturador sem mesmo olharem pelo visor, cientes de que tinham tudo em foco, graças ao recurso à denominada  distância hiperfocal, que garantia que tudo estava em foco entre o infinito e os planos mais próximos da máquina, por uma associação entre focal em uso, diafragma e velocidade de obturador. E mesmo os fotógrafos de paisagem recorriam à distância hiperfocal quando necessitavam de garantir o maior espaço focado nas suas fotos.
Com o autofoco primeiro e os sistemas digitais depois perdemos alguma dessa capacidade de controlo, mas como o conhecimento da profundidade de campo ainda é uma necessidade, sem a existência de uma escala no barril da objectiva torna-se necessário recorrer a outras formas de obter a informação.
expodiscgd1Existem ferramentas na web que permitem fazer esses cálculos. É mesmo possível imprimir tabelas que se levam para todo o lado e oferecem informação sobre os resultados com diferentes objectivas e distâncias focais. Existem ainda algumas aplicações que podem ser carregadas em computadores portáteis ou telemóveis inteligentes e que garantem uma resposta rápida. Mas o caminho mais fácil passa por usar um sistema que não depende da web ou sequer de baterias para funcionar. Chama-se ExpoAperture2 e é da ExpoImaging.
Espreitar através do visor e premir o botão de visualização da profundidade de campo dá uma ideia do espaço coberto a diferentes aberturas, mas para um trabalho mais preciso torna-se necessário recorrer a uma ferramenta que indique valores exactos. É isso que este acessório faz, e daí a razão para aconselhar que arranje espaço no seu saco de fotografia para o transportar para todo o lado.
expodiscgd3aPara usar o ExpoAperture 2 só tem de seleccionar a dimensão do sensor ou formato de filme em uso, (entre sensores com 1.7x de “crop” e filme do formato 6x6) e a distância focal seleccionada. A escala gravada no disco indica a profundidade de campo a diferentes aberturas ou, se for isso o que pretende, que abertura usar para cobrir determinada distância. O calculador permite também definir o valor de distância hiperfocal para diferentes situações.
Moldado em plástico durável, em discos sobrepostos que rodam para colocar toda a informação ao alcance dos seus dedos, o ExpoAperture2 dá-lhe rapidamente a informação de que necessita e torna mais compreensível a importância do diafragma no arsenal de ferramentas do fotógrafo. Libertando-o do trabalho adivinhatório a que somos quase forçados pelos modernos sistemas, devido à ausência de escalas nos barris das objectivas, o ExpoAperture2 é também um útil acessório de ensino, o que explica a razão que levou a ExpoImaging a criar uma versão de grande dimensão para uso em salas de aula.
expoapertureBIGDisponível num conjunto de dois discos, cobrindo todas as focais de 10 a 135mm num e de 70 a 600mm no outro, e em versões adaptadas para as unidades imperial e métrica, o ExpoAperture2 permite realizar cálculos para registos desde macro até paisagem, com rapidez e segurança. Vendido com um guia de utilização uma escala de referência de diferentes formatos e uma bolsa de transporte, o acessório tornou-se numa ferramenta que uso para mostrar às pessoas o que é a profundidade de campo e como a mudança de diafragma modifica o espaço coberto. E, afinal, aquilo que a fotografia transmite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário