Fotografia em casamentos,aniversários,eventos religiosos,bodas,dia da noiva,shows,formaturas,booksfotolivros,album digital com efeitos e trilha sonora,calendários personalizados,edição de imagens,ensaios fotográficos,restauração de fotos!!POR FAVOR FAÇAM COMENTÁRIOS,ISSO ME AJUDA A MELHORAR O BLOG,SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS!ABRAÇO AMIGO A TODOS!!!!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os segredos do negócio da fotografia...


negociopqQuando no mesmo site se divulga um curso de fotógrafo de casamento, mas por outro lado se diz que os cursos de fotografia são poucos e caros e no fim se sugere que basta pedir a um amigo com uma boa máquina para ter fotos de casamento, o que devemos pensar?
Trata-se de um site de oportunidades de negócio que vai a todas, com sugestões variadas. Na área da fotografia encontrei algumas que até se contradizem, numa evidente prova de que quem escreve... escreve por escrever.  Mas acredita que está a dar boas sugestões, porque refere a páginas tantas na apresentação do espaço que “podiamos desejar-lhe sorte, mas sorte é o que não vai precisar para ganhar dinheiro com a informação que encontra por aqui...”

Temos pois uma espécie de baliza no terreno. Este site, na abordagem da fotografia, começa por responder à questão: “Tirar fotografias pode ser um negócio?” clamando que “com o advento das fotografia digital banalizou-se o acesso aos equipamentos fotográficos e todos podemos ter uma máquina fotográfica em casa que nos permite tirar excelentes fotografias” para depois dizer que “temos no entanto de ter em mente que ter uma óptima máquina fotográfica não faz de nós óptimos fotógrafos. Podemos tirar algumas fotografias boas, e com o tempo podemos aprender por nós alguns principios básicos da fotografia, como a cor, a luz a composição, etc.. Mas se quisermos antecipar esses conhecimentos o melhor será apostar num curso de formação de fotografia.

Esta conversa serve para encaminhar o leitor para um suposto curso de fotografia de casamento – que deve ser um negócio paralelo. Mas o mais curioso é que o mesmo site refere, num outro tópico, “Como aprender a fotografar?” que  “como os cursos de fotografia são escassos e os que existem são cursos caros, o melhor é conseguirmos uma alternativa mais barata”. E em jeito de auxílio deixa algumas dicas para que tudo corra melhor:

1 – não fazer fotos contra sol quando sair para a rua a fazer fotografia;
2 – deixar firme a mão para evitar fotos tremidas;
3 – observar com calma o foco, para foto ficar bem nítida;
4 – nunca use o zoom digital, a fotografia vai ficar muito má;

É um aconselhamento profissional, calculo. Mas voltando à vertente do negócio, o autor sugere que existem vários negócios que se pode abrir na área da fotografia.

- fazer workshops fotográficos, em que explica algumas técnicas que já domina;
- tirar fotografias em casamentos, baptizados e outros eventos que as pessoas gostam de ter registados;
- dar formação de fotografia a iniciantes;
- criar um blog com dicas de fotografia;
- criar uma empresa de passeios fotográficos, em que leva os clientes a passear por locais bonitos que dão belas fotografias;

E finaliza o mesmo artigo com a nota “estas são algumas ideias que podemos aplicar se tivermos alguns conhecimentos de fotografia, existem muitas mais que dependem mais do nosso gosto pessoal que dos nossos conhecimentos. Arrisque a começar a empreender e a ser mais feliz.”

Pois, mas a história não acaba aqui. No mesmo site, num artigo sobre fotografia de casamentos, o articulista diz que “uma das grandes despesas é a do fotógrafo. Além do custo base que tem (largas centenas de euros), os preços das fotografias não são nada convidativos”. E como solução recorda que “certamente terá um amigo com uma paixão pela fotografia e já com uma máquina bastante aceitável. Peça-lhe para fazer a reportagem do seu casamento e se for preciso, dê mesmo um valor simbólico pelo seu trabalho. Uma vez depois com as fotografias em formato digital, pode gravar alguns Cd’s e no final da cerimónia entregá-los aos convidados.”

Palavras para quê: primeiro sugerem-se pistas para negócio, até se propõe um curso de fotografia de casamento, apesar de os cursos serem piucos e caros, e depois confidencia-se que um amigo com máquina deve resolver a questão. É como explicar como se pesca (aqui mal e por processos errados) e depois tirar a cana, o peixe e o rio ao aprendiz. Não consigo entender que sites de negócio são estes. Mas entendo bem a visão que têm da fotografia. e isso é decepcionante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário