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segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Eventos Sociais saiba tudo aqui!Ótimas dicas pra você fotógrafo !

Eventos Sociais - Casamentos


A celebração do casamento, com os noivos, cultos religiosos e cerimoniais tiveram sua origem na Antiga Roma. Não temos registro exato em que período do Império ocorreu o primeiro evento, mas as mulheres daquela época já se vestiam especialmente para esta ocasião.


autor: Prof. Enio Leite.



ORIGENS:

Os romanos sempre foram muitos avançados para sua época. Seja na organização dos seus exércitos, táticas bélicas, na sua estrutura social, como no próprio Direito Romano, cujas premissas continuam presentes no Direito Ocidental contemporâneo.
As primeiras noivas romanas prendiam flores brancas, para simbolizar felicidade e vida longa e ramos de espinheiros, para afastar os maus espíritos e se perfumavam com ervas aromáticas.
A Civilização Romana tinha um único propósito com esta revolucionária cerimonia: Instituir a união "de direito", a monogamia e a liberdade da noiva se casar espontaneamente diante de juizes, testemunhas e com todas as garantias da lei. Era uma atitude democrática, onde o novo casal se unia por livre e espontânea vontade e por outro lado perpetuava o conceito de "legitimação da propriedade privada".
Durante a Idade Média, as mulheres perderam seus direitos e a escolha do noivo passou a ser questão de família. O destino da noiva já era traçado na infância, entre 3 a 5 anos de idade Os grandes casamentos da Realeza já eram documentados por grandes pintores. O noivado passou a ter importância capital, reunindo na igreja além dos noivos, pais e convidados para a troca de alianças como símbolo de círculo eterno de união.
Durante o período medieval, o vermelho, uma referência ao "sangue novo" foi à cor nupcial preferida, para a continuidade da família, acompanhada de muitos tesouros.


Mas foi a Rainha Vitória da Inglaterra que propôs o primeiro figurino da noiva de nossos dias. Apaixonada pelo príncipe Albert de Saxe-Cobourg-Gotha, seu primo, ela rompeu o protocolo de sua época, tomando a iniciativa de pedi-lo em casamento. E ele aceitou. Foi o primeiro registro histórico de casamento por amor desta época.
A Rainha foi mais ousada: colocou um véu nupcial! Segundo as tradições da época, para provar sua identidade Sua Alteza jamais deveria ser cobrir em cerimoniais públicos. Sua iniciativa desencadeou um costume que seria perpetuado nos séculos seguintes resgatando para nossos dias o amor como sentimento básico para unir o homem e a mulher.
Com o advento da burguesia, a nova classe social passa a adotar uma espécie de "Certidão Visual" para identificar a noiva virgem: casar de branco. Era a garantia apresentada ao futuro marido de sua descendência, já que a virgindade significava a legitimidade dos futuros filhos herdeiros.

NOIVAS DE FOTOGRAFIA

No início do século 20 a fotografia modernizou a tradição dos casamentos arranjados na Ásia.
No lugar dos encontros "cara a cara", as famílias e os casamenteiros usavam fotografias para apresentar possíveis casais que viviam em diferentes partes do país ou até do outro lado do oceano.
Entre 1907 e 1924, mas de 20.000 jovens mulheres do Japão, de Okinawa e da Coréia viajaram para o território do Havaí para se tornarem esposas de homens que só conheceram por fotografias e cartas.
Elas eram chamadas "As noivas da Fotografia".

OBJETIVOS:

Casamentos, batizados e eventos sociais são momentos mais importantes da vida de nossos clientes. Não devem ser tratados apenas como simples "reportagem ou documentação".
O mais importante é o resultado final. A fotografia não deve ser apenas um documento, uma espécie de segunda via do real. Devemos apresentar ao nosso cliente um trabalho diferenciado, personalizado, dentro das suas expectativas. Cliente satisfeito é a grande estratégia de marketing.
O fotógrafo, como o diretor de cinema, teatro ou televisão exercita um trabalho intelectual. Raciocina, sente e produz, por meio de seu potencial criativo e racional. A boa fotografia é resultado de um grande projeto e não um mero "acidente fotográfico". Ela antes de tudo, deve falar por si mesma Atingir seu publico. Mexer com seus sentimentos mais íntimos.
Para tanto, devemos nos preocupar em criar uma história visual através da foto. Um ensaio documental, com contexto fotojornalístico. Cada casal tem um perfil, uma personalidade e perspectivas de vida bem definidas. Antes de iniciar seus trabalhos, procure conversar mais com os noivos, compreende-los melhor, entender que tipos de imagens mais gostam para iniciar um trabalho mais criativo e dentro dos propósitos solicitados. Após o primeiro contato, elabore um roteiro e leve para a aprovação de seu cliente. Lembre-se de que os filmes e as revelações das provas são os itens mais baratos. Portanto, não economize, mas tenha o bom senso de não repetir as mesmas situações. Isto também vale para todos os outros eventos sociais.

RECOMENDAÇÕES:

Procure sempre sair das imagens convencionais. Fotografe fachada a igreja á noite de vários ângulos e pontos de vista. Chegue mais cedo ao local, fotografe a decoração da igreja vazia, sem publico, bem como o altar, converse com o padre como vai ser o ritmo da cerimonia, quais os locais permitidos para você ficar, estude antecipadamente cada foto, cada momento e procure fotografar as pessoas com mais espontaneidade. Use também esse principio para fotos de batizados e outros eventos.
Escolha sempre filmes profissionais adequados para tons de pele. Como Agfa Portrait 160, Kodak Portra, Fujicolor NPS 160 e outros. Solicite literatura técnica sobre esses filmes e confira qual a melhor maneira de operá-los.
Filmes profissionais devem ser processados em laboratórios profissionais para garantir sua qualidade original. Os minilabs foram projetados apenas para filmes amadores.

Evite fotografar com o flash conectado direto na sapata da câmera. Seu efeito será idêntico aos das câmeras compactas amadoras. O primeiro plano ficará extremamente claro e o fundo completamente escuro. Procure sempre usar o flash com cabo de sincronismo, direcionando a luz por cima e mantendo-a eqüidistante entre o primeiro e o último plano. Caso prefira utilizar dois os mais flashes, certifique-se de que os dois primeiros estão minimizando suas respectivas sombras no primeiro plano e os demais iluminando adequadamente o fundo.
Caso o teto seja branco, e não muito alto, procure trabalhar com flash rebatido, para suavizar a luz e produzir efeito de iluminação natural. Quanto aos demais uso do flash, veja nossa edição anterior.
Antes de sair sempre confira seus equipamentos, filmes e cabos. Tenha sempre flashes, câmera, acessórios e baterias de reserva. Imprevistos sempre acontecem.
Caso você possua duas tochas de estúdio, isso poderá facilitar sua vida. Use-as durante a cerimonia para iluminar o publico de toda da igreja, acionando sua respetiva fotocélula, como o próprio altar onde o ato será realizado.
Após o cerimonial religioso, escolha um local dentro da igreja para posicionar seus flashes, com sombrinha branca. Nesse espaço teremos um estúdio, onde poderemos fotografar os noivos, seus padrinhos e os cumprimentos dos convidados.
No buffet, haja da mesma forma, com os flashes de estúdio. Traga os noivos e os padrinhos para o seu estúdio. Teremos fotos mais espontâneas e com melhor qualidade.
Proceda da mesma forma quando os noivos forem cortar o bolo. Os flashes de estúdio com sombrinha branca vão controlar o excesso de luz no vestido da noiva, no bolo, nos copos, pratos e decoração da mesa.
Caso esteja fotografando de dia, ou em ambientes bem iluminados, trabalhe com baixa velocidade, como 1/30, por exemplo. Isso permitirá registrar um pouco a luz ambiente, mesmo a luz de vídeo, proporcionando aspecto mais natural ás suas imagens.
No final do buffet, antes dos noivos irem embora, monte novamente seu estúdio em local reservado, e produza fotos tipo "Book", explorando a intimidade e o amor recíproco do casal.
Por fim, evite ampliar as fotos tamanho 20 x 25. Os minilabs já apelidaram esse tamanho de "mini pôster". Trabalhe com outros formatos de ampliação como 20 x 30 ou 24 x 30.
Não esqueça de combinar antecipadamente com os noivos que tipo de álbum eles preferem e de conferir meticulosamente cada item do roteiro de trabalho, para que não haja reclamações posteriores. Caso queiram fotos avulsas, veja também o tipo preferido de moldura ou porta retratos. Facilite a vida de seu cliente fazendo tudo para eles.

MARKETING PESSOAL

Como qualquer outro profissional a habilidade e domínio técnico não é tudo. O cuidado com a sua apresentação, sua maneira de falar, atender seu público dentro dos seus propósitos e a gerência do seu negócio é fatores essenciais para o seu sucesso.
Presenteie o padre com fotos da igreja, a equipe de decoração com fotos internas, o buffet com fotos de seus funcionários trabalhando, joalheria e demais partes envolvidas. O custo é bem baixo e o retorno é garantido.
Tenha sempre em mãos um Portfolio das suas melhores fotos. É uma das maneiras mais práticas de persuadir os noivos quando estão efetuando pesquisa de preços. Inclua em seu portfolio "making off" evidenciando o uso de estúdio e de outros recursos que você dispõe e o seu diferencial da concorrência. Confirme sempre, com uma semana de antecedência, todos os detalhes. Como os noivos, faça isso por escrito, seja mais profissional.
Divulgue sempre seu nome. Comece com cartão de visitas. Depois procure os colunistas sociais de sua cidade. Eles sempre necessitam de fotos. Esteja sempre em contato com cartórios, loja de noivas, joalherias, buffets e nunca negue favores aos comerciantes ou as pessoas que te indicaram.
Procure ser o mais discreto durante a cerimonia, quase "invisível". Esconda todo o equipamento que não estiver usando no momento. Use roupas adequadas ao evento. Sorria sempre. Esteja disponível em eventuais emergências. Procure conversar antes com a equipe de vídeo no sentido de um profissional não atrapalhe o trabalho do outro. Ambos devem ser parceiros, pois estão atendendo o mesmo cliente. Seja bem prestativo. Não esqueça de cumprimentar o padre no final do ato religioso. Evite fumar, comer ou beber em público durante o buffet. Caso esteja com fome, procure o responsável pela cozinha e faça isso reservadamente.
Entregue sempre o álbum com três dias antes do prazo combinado, para demonstrar sua competência profissional. Não esqueça de gravar na última contra -capa, seu nome e telefone para contato. Tenha total paciência com a mãe da noiva em todos os momentos. Sempre ofereça um brinde, uma lembrança como um porta retratos, por exemplo. Isto também é valido para todos os tipos de eventos.
Daqui para frente, mãos a obra e sucesso! Seja um grande especialista em eventos sociais.


autor: Prof. Enio Leite.
Focus - Escola de Fotografia & Tecnologia Digital.

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