Fotografia em casamentos,aniversários,eventos religiosos,bodas,dia da noiva,shows,formaturas,booksfotolivros,album digital com efeitos e trilha sonora,calendários personalizados,edição de imagens,ensaios fotográficos,restauração de fotos!!POR FAVOR FAÇAM COMENTÁRIOS,ISSO ME AJUDA A MELHORAR O BLOG,SUGESTÕES SÃO BEM VINDAS!ABRAÇO AMIGO A TODOS!!!!!!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Só faltava essa!!!!!!!!!!!!!!Lady Gaga quer direitos sobre todas as fotos.

ladygagaAs limitações à actividade dos fotógrafos continuam em alta. Agora é Lady Gaga que quer deter os direitos das fotos que os fotógrafos registam em concertos. Um documento distribuido aos profissionais em recente concerto estipula as regras de uso das imagens em que Lady Gaga aparece. E os direitos das fotos, diz o documento, são todos da cantora.
O inesperado aconteceu num recente concerto de Lady Gaga. Os fotógrafos cobrindo o evento receberam um documento que deviam assinar, que garante à cantora todos os direitos sobre as fotos que registam dela.
O documento, entre outras exigências, diz taxativamente que “Photographer hereby acknowledges and agrees that all right, title and interest (including copyright) in and to the Photograph(s) shall be owned by Lady Gaga and Photographer hereby transfers and assigns any such rights to Lady Gaga."
Esta exigência criou de imediato alguma duscussão entre fotógrafos e houve quem não fotografasse o concerto. As opiniões mais diversas sobre o sucedido correm na web, a par com a nota de que parecem existir diferentes tipos de exigências para diferentes meios. Parece que os meios que usam exclusivamente a web têm as medidas mais limitativas, o que é estranho quando estamos a falar de um fenómeno que só existe à conta da web. Todos estes temas voltam a ser referidos agora que a excêntrica adotpou uma postura que a torna ainda mais... estranha.
A verdade é que esta postura em nada facilita a vida dos fotógrafos profissionais, isto nuam altura em que quase toda a gente que vai a concertos leva uma câmara fotográfica no bolso, e em alguns casos acaba por ter melhores condições para fotografar eventos que os próprios profissionais, que vêem a sua actividade limtiada a zonas específicas, um dete rinado número de canções que podem fotografar e outras “regras” mais.
Entre os profissionais do sector existe um consenso de que bandas dos U2 aos Pearl Jam encontraram uma plataforma de entendimento com os fotógrafos, mas que esta novidade que surge com Lady Gaga é um passo na direcção errada. E se os profissionais deixassem pura e simplesmente de fotografar as figuras públicas que fazem este tipo de exigências?

Nenhum comentário:

Postar um comentário