A Fotodigital não tem possibilidade de testar equipamento Nikon em Portugal, mas olhando para o que se escreve no mercado, torna-se possível entender como vão as coisas no frente a frente entre Canon e Nikon.
Os mais recentes modelos da Canon e Nikon para os segmentos de entrada são respectivamente a EOS 600D e a D5100, que competem sensivelmente pelo mesmo público. Espreitando o que se diz sobre ambos os modelos por toda a Internet percebe-se que muitos dos testes podiam ser feitos a papel químico de anteriores versões, com pequenas rasuras num ou outro ponto, para inscrição de novos dados.
Efectivamente, só a febre dos consumidores por coisas novas explica que todos os testes de máquinas fotográficas tenham tanta audiência enquanto artigos porventura mais interessanrtes em termos de fotografia sejam tantas vezes esquecidos. Por vezes penso que isto é mania minha, mas aqui há algum tempo, em troca de emails com um fotógrafo britânico que, tal como eu, escreve para o site americano de fotografia Pixiq, ele confidenciava-me não entender os leitores, exactamente pela mesma razão. E eu, que sou leitor atento de tudo o que ele escreve sobre macro, fiquei a cismar que de facto não estava tão só nas minhas queixas, o que acabou por nos tornar correspondentes regulares, dado dividirmos a mesma visão sobre este estranho mundo. Mas adiante...
O "confronto" entre a EOS 600D e a D5100 reflecte de novo os extremismos de algumas análises e comparações. Há quem escreva sobre estas coisas como se de religião se tratasse, no pior sentido do termo. Mas há quem escreva com peso conta e medida, ou a medida possível quando se vive num mercado onde cada gesto pode levantar uma borboleta do outro lado do mundo. If you know what I mean...
Assim sendo, depois de uma ronda pelas críticas e conclusões a norte e sul, este e oeste, fiquei-me pelo referencial da DPReview, que mesmo que já numa fase de "uma no cravo outra na ferradura" continua a arrancar algumas notas interessantes.
É dali que retiro, com a devida vénia, a impressão de que a EOS 600D foi mais bem recebida, ao receber 77% de pontuação. E a indicação de que o aparelho é muito do que se pode esperar de uma herdeira da tradição reflex da marca: algo convencional em termos de design face a alguma inovação noutros modelos concorrentes, mas afinal capaz de satisfazer as necessidades das pessoas, até pela forma convincente como tudo funciona. Isso, as funcionalidades e o preço competitivo fazem o resto.
No caso da Nikon D5100 a DPReview aponta-lhe como trunfos o sensor idêntico ao da D7000 e afirma que se trata de um execelente aparelho, mas salienta que muitos dos controlos parecem ter sido colocados de forma desorganizada no corpo do aparelho e que apesar de nova a câmara não oferece suficientes funcionaldiades para manter o fotógrafo entusiasta ocupado por muito tempo. Para a DPReview a D5100 é uma câmara com um curto tempo de vida no caso dos que querem sofisticar a sua fotografia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário